Botanicals

Botanicals

Óleo de Copaiba

Copaíba
Copaíba

Da árvore da copaíba é extraído um óleo-resina, de cor que varia de amarelo ouro a marrom (Lloyd, 1898), dependendo da espécie. Esse óleo-resina tem sido utilizado desde a época da chegada dos portugueses ao Brasil na medicina tradicional popular e silvícola para diversas finalidades, e hoje se encontra como um dos mais importantes produtos naturais amazônicos comercializados, sendo também exportado para Estados Unidos, França, Alemanha e Inglaterra (Veiga Junior & Pinto, 2002).

http://www.scielo.br/img/revistas/rbpm/v11n4/a16fig01.jpg

No Brasil, as árvores são conhecidas como copaíba, copaibeira, pau-de-óleo, copaúva, copai (Cascon, 2004), copaibarana (Rodrigues, 1989), copaibo, copal, marimari e bálsamo dos jesuítas, e o óleo é chamado de óleo de copaíba ou bálsamo. Nos demais países da América Latina, denomina-se a árvore como "palo-de-bálsamo", "aceite", "cabima", entre outros. A denominação do óleo-resina em inglês é "copaíba balsam" e do óleo volátil, "copaíba oil". Em francês a árvore é denominada "copayer", a óleo-resina, "baume de copayer" e o volátil, "huile de copayer" (Cascon, 2004).

Essa planta se apresenta na classificação botânica, pertencente à família Leguminosae, sub-família Caesalpinoideae, gênero Copaifera, (Lloyd, 1898; Brito et al., 2000; Maciel et al., 2002; Cascon, 2004; Veiga Junior et al., 2005; Oliveira et al., 2006) e, segundo o Index Kewensis (1996), possui 72 espécies descritas, sendo 16 delas encontradas exclusivamente no Brasil (Veiga Junior & Pinto, 2002).

http://www.scielo.br/img/revistas/rbpm/v11n4/a16fig02.jpg

Entre as espécies mais abundantes no Brasil e América do Sul estão a Copaifera officinalis L. (Norte do Amazonas, Roraima, Colômbia e Venezuela), a Copaifera guianensis (Guianas), Copaifera reticulata Ducke, Copaifera multijuga Hayne (Amazônia), Copaifera confertiflora (Piauí), Copaifera langsdorffii (Brasil, Argentina e Paraguai), Copaifera cariacea (Bahia) e Copaifera cearensis Huber ex Ducke (Ceará) (Wood et al., 1940; Mors & Rizzini, 1966).

No continente Africano, na região do Congo, Camarões, Guiné e Angola, são descritas cerca de 19 espécies de copaíba. Nessas regiões é comum a presença de citações de âmbares (óleo-resinas fossilizadas) provenientes de espécies de Copaifera. Há também uma espécie descrita na ilha de Bornéu na Malásia, chamada Copaífera palustris, a qual se assemelha muito às espécies africanas (Veiga Junior & Pinto, 2002).

YMIRA BOTANICAL RESOURCES, é uma divisão do grupo Ymirá, que cuida das exportações de produtos naturais produzidos no Brasil.
Atualmente atendemos a indústria farmacêutica e cosmética em 9 países.

Temos disponibilidade para exportação de 1.000 a 2.000 litros/mês.

Interessados entrar em contato no e-mail: ymira@ymira.com.br.

Encaminhamos amostras de imediato.